Início Diversos Diferenças nos cuidados de gatos e cachorros ao longo da vida

Diferenças nos cuidados de gatos e cachorros ao longo da vida

74
0
Saiba como cuidar do seu melhor amigo de quatro patas durante todos os momentos
Saiba como cuidar do seu melhor amigo de quatro patas durante todos os momentos

Apesar de o amor ser o mesmo por qualquer bichinho, existem diferenças nos cuidados de gatos e cachorros ao longo da vida. Afinal, cada pet tem particularidades próprias de sua espécie, além de uma personalidade individual.

Por exemplo, se você servir ração úmida para gatos filhotes, eles vão obter todos os nutrientes necessários para crescerem fortes e saudáveis. Por outro lado, se der a mesma comida para seus cachorrinhos, provavelmente eles vão comer, mas podem deixar de ingerir a quantidade e qualidade certa de nutrientes.

Assim sendo, é fundamental conhecer as diferenças de cuidados entre uma e outra espécie, como refeições, cuidados médicos, higiene, brincadeiras etc. Por isso, é importante conhecer as particularidades de cada pet.

Necessidades nutricionais: alimentação adequada para gatos e cachorros

Em primeiro lugar, você jamais deve comprar a mesma comida para alimentar gatos e cães, pois cada um tem suas próprias necessidades nutricionais. Por exemplo, os gatos são carnívoros e precisam de uma dieta que inclua muita proteína, pelo menos 30%. Então, ao escolher uma ração úmida para gatos, por exemplo, escolha uma opção rica em proteína.

Além disso, outros nutrientes essenciais para os bichanos são:

  • taurina, para o coração e a visão;
  • ácidos graxos, para a pele e o pelo;
  • vitaminas e minerais, para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.

Os cães, por outro lado, são onívoros e precisam de uma dieta mais diversificada, que forneça a eles:

  • proteínas, para o crescimento e reparo dos tecidos;
  • carboidratos, para dar energia e ajudar na função intestinal;
  • vitaminas, como A, D, E e K, para a saúde geral.

Também é bom lembrar que tanto gatos quanto cachorros precisam de muita água para se hidratar, principalmente em dias quentes.

Exercícios físicos para manter seu pet ativo e saudável

Os cachorros têm muita energia e precisam passear diariamente para gastá-la. Por sua vez, os gatos são mais preguiçosos, mas também necessitam se exercitar para fortalecer os músculos e os ossos.

Portanto, lembre-se de levar seus cães para passear no parque, na rua ou em qualquer lugar onde possam correr e se movimentar livremente. Já para os gatinhos, providencie arranhadores e outros brinquedinhos para que eles possam se divertir dentro de casa.

Frequência das consultas veterinárias e cuidados preventivos

É muito importante levar os pets para consultas periódicas no veterinário, não só quando há um problema de saúde, mas também para prevenir eventuais problemas. Isso porque esse profissional pode identificar sintomas iniciais e indicar o melhor tratamento preventivo.

Nesse sentido, tanto o gato quanto o cachorro precisam de um check up a cada 6 meses pelo menos.

Cuidados com a higiene: banhos, escovação e limpeza

Os gatos são muito higiênicos, mas nem por isso estão dispensados de um bom banho. Além disso, é bom escovar os pelos do felino para estimular a renovação.

Já os cachorros precisam de banhos mais frequentes, uma vez que se sujam mais por serem mais expansivos.

Você pode levar os animais em um pet shop, caso não tenha recursos para banhá-los em casa. Se preferir dar um banho caseiro, tome cuidado com os ouvidos deles e também com a temperatura da água, que deve ser morna.

Como cuidar de pets idosos respeitando as diferenças nos cuidados de gatos e cachorros

Os pets idosos necessitam de mais cuidados com a saúde e bem-estar. Em primeiro lugar, os gatos mais velhos têm maior tendência à obesidade, então a dieta deles precisa ser balanceada, com frequência controlada. As visitas ao veterinário também devem ser mais frequentes. Como a mobilidade é mais limitada, é preciso deixar comida, água, caminha etc. em locais de fácil acesso.

Já os cachorros mais velhinhos também ficam mais lentos, precisando de atenção com suas refeições, hidratação e exercícios. Além disso, é importante levá-los ao veterinário sempre para check ups preventivos.

Particularidades dos gatos e dos cachorros

Os gatos são animais de hábitos noturnos e também muito independentes. Desde pequenos, se você fornecer ração úmida para gatos filhotes, água e um ambiente confortável, eles vão basicamente “se virar”.

À noite, eles podem sair para namorar, passear e até mesmo passar dias fora de casa. Porém, costumam voltar, apesar de assustarem os tutores com essas escapadelas.

Já os cachorros são mais dependentes e sociáveis. Tanto que deixá-los muito tempo sozinhos e sem atenção pode fazer com que desenvolvam depressão e outros problemas de ordem mental. Assim sendo, é preciso se esforçar para passar tempo de qualidade com seus amigos caninos.

Gostou de conhecer as diferenças nos cuidados de gatos e cachorros ao longo da vida? Agora coloque as dicas em prática e cuide de forma personalizada dos seus bichinhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui