Seja de mudança para uma casa nova ou em um projeto de reforma, os custos com mobília e eletrodomésticos representam uma parte considerável do orçamento. Não é por acaso que o planejamento precisa ser um ponto-chave em qualquer projeto.
Além de buscar ofertas e promoções que incluam móveis, fogões baratos e eletrodomésticos multifuncionais, é importante investir em um bom planejamento.
Comece com um planejamento
Se você vai morar sozinho, se mudar para uma casa nova ou simplesmente está pensando em reformar sua casa, precisa começar a planejar os gastos.
No planejamento é que serão definidos os itens que precisam ser comprados, o grau de prioridade e o orçamento disponível para compra desses produtos.
No caso dos eletrodomésticos, a dica é investir primeiro nos itens indispensáveis para a rotina e só depois pensar na compra dos “extras”.
Para a compra da mobília, a depender do orçamento disponível, você pode aplicar a mesma lógica: comece pelos móveis essenciais como mesa de jantar, cadeiras, cama e móveis da cozinha. Os itens que não são essenciais para o dia a dia podem ficar em segundo plano.
Mas como saber se o orçamento será suficiente para cobrir a compra de todos os itens? Para avaliar os custos dos produtos, você deve fazer uma pesquisa de mercado, consultar os valores, verificar a existência de promoções e usar estratégias para economizar.
Procure promoções
A primeira dica para economizar na mobília de casa é usando a famosa estratégia das promoções. Faça uma pesquisa de preços em sites e em lojas físicas, compare valores e busque promoções.
Em algumas épocas do ano, as lojas organizam campanhas de promoções e estas datas podem ser o momento certo para comprar: a semana do consumidor e a Black Friday são exemplos de campanhas bacanas e que costumam ter ofertas atraentes aos consumidores.
Invista em móveis usados
Há muitas lojas que trabalham exclusivamente com a venda de móveis usados. Para quem quer comprar peças diferenciadas ou simplesmente economizar na mobília, essas lojas podem ser uma excelente opção.
Para encontrar produtos de qualidade a dica é garimpar. Pesquise na internet as lojas que trabalham com essa modalidade em sua cidade, visite as redes sociais e confira o feedback dos clientes. A partir daí você consegue ter uma ideia de quais são as melhores opções e programar uma visita ao espaço.
Há também lojas que trabalham com vendas online, se você optar pela compra online não esqueça de analisar bem as fotos do site, as descrições e as regras e custos envolvendo o frete.
Busque opções de móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais, além de cumprirem funções múltiplas, são ótimos aliados de quem tem pouco espaço em casa.
Ao contrário de móveis que servem apenas para decoração, eles costumam combinar decoração com mais de uma funcionalidade. Como exemplo de mobília que entra nessa categoria, podemos citar os sofás retráteis e reclináveis, os sofás e camas baú, as bicamas e os móveis multifuncionais para animais de estimação.
Com a escolha por móveis multifuncionais você economiza na compra da mobília e ainda otimiza os espaços.
Produza os seus próprios móveis
Por fim, outra dica bacana para quem deseja economizar é optar pela produção dos seus próprios móveis. Calma, você não precisa ser um marceneiro experiente para montar móveis simples para uma casa.
Hoje é possível encontrar uma infinidade de produtos semiacabados que podem ser montados por qualquer pessoa. Com algumas peças prontas de madeira você já consegue montar um balcão para a cozinha, por exemplo.
Busque materiais em lojas de produtos para casa e referências de produtos na internet, usando palavras-chave como “estantes de madeira natural” e “prateleiras de madeira”. Você vai se surpreender com a quantidade de produtos disponíveis e o mais bacana: com preços superatrativos.
Com planejamento e organização, é possível economizar na mobília da sua casa. Basta ficar de olho nas promoções, investir em móveis usados e multifuncionais, bem como apostar na produção dos seus próprios móveis.
Sofá cama
Sofá cama é um móvel funcional e versátil que pode ser encontrado em diversos modelos, tamanhos e estilos. Muito utilizado para otimizar espaços em apartamentos pequenos, ele tem uma dupla função: de dia, serve como sofá para receber visitas e, à noite, se transforma em cama para acomodar quem precisa dormir. Algumas opções contam com mecanismos de abertura que facilitam a transformação em cama, enquanto outras possuem gavetas para armazenar roupas de cama e travesseiros.