Quando as épocas de provas se aproximam, naturalmente a carga de estresse e nervosismo aumentam. Isso porque, infelizmente, a ansiedade toma conta do nosso estado mental. O receio de fracassar no dia da prova pode paralisar e até mesmo provocar esquecimentos durante o exame. Por isso, no período de provas escolares, na faculdade ou em algum concurso da USP, o importante mesmo é manter-se calmo e confiante.
Maneiras de controlar a tensão antes da prova
Os períodos de provas são uma das fases mais tensas para os estudantes. Quando almejamos objetivos, seja de passar no concurso vestibular, seja de ocupar algum cargo público, seja até mesmo em encerrar as atividades acadêmicas, é natural que uma carga elevada de nervosismo e medo pairem sobre nossas cabeças.
Dessa forma, ao realizar alguma prova, concurso ou vestibular, saiba que é totalmente possível controlar o estresse e nervosismo antes e durante o exame, mas para isso coloque em prática técnicas infalíveis que vão ajudar a gerenciar o seu emocional.
Planejamento e organização do tempo
Fazer um bom planejamento ajuda a reduzir a ansiedade. Para isso, elabore um cronograma com prazos claros para estudo e revisão de cada matéria, dividindo o conteúdo em pequenas tarefas diárias para tornar o estudo mais gerenciável.
Prática de exercícios físicos
A atividade física é indispensável nesses casos também, pois ajuda a controlar o nível do estresse e da ansiedade, queimando toda energia de tensão acumulada. Dessa forma, reserve algum tempo para fazer caminhadas, corridas ou exercícios aeróbicos que contribuem para a liberação de endorfinas e melhoram o humor.
Alimentação saudável
A alimentação também é um fator importante para reduzir a tensão pré-prova, já que os nutrientes fortalecem o corpo e a mente. Por isso, procure realizar refeições ricas em vegetais, frutas, proteínas magras e carboidratos complexos para sustentar a energia ao longo do dia.
Pausas regulares para descanso
Parar uns minutos para descanso não é perda de tempo. O seu cérebro, como uma máquina, precisa de intervalos regulares para recarregar as energias e manter a concentração. Desse modo, faça pausas curtas a cada hora de estudo, aproveitando para relaxar, alongar ou respirar profundamente.
Técnicas de relaxamento
Algumas estratégias de relaxamento, como meditação, respiração profunda e outras técnicas ajudam a relaxar a musculatura e, consequentemente, a diminuir a tensão e a ansiedade. Todos os dias separe alguns minutos para praticar essas técnicas e melhorar o foco nas atividades.
Manter um sono adequado
O sono de qualidade atua na capacidade de funcionamento da memória, aumentando a eficiência do aprendizado. Assim, estabeleça uma rotina de sono regular, evite estimulantes à noite, crie um ambiente tranquilo para dormir e mantenha-se longe do celular durante a hora de dormir.
Dicas para lembrar o conteúdo estudado no dia da prova
Para que consiga lembrar de todo o conteúdo estudado quando chegar o dia do exame, aplique as estratégias que vão facilitar a sua assimilação da matéria. São elas:
- fazer revisões frequentes do material ao longo do período de estudo;
- criar mapas mentais ou resumos concisos;
- ensinar a alguém a matéria para consolidar o conhecimento e identificar lacunas na compreensão;
- criar acrônimos, rimas ou associações criativas para ajudar a lembrar informações complexas ou listas de itens;
- resolver questões de provas anteriores ou simulados;
- relacionar conceitos a imagens ou diagramas.
Essas são algumas formas de conseguir lembrar de tudo que estudou durante a preparação para o exame. Portanto, ao combinar essas estratégias, você estará pronto para realizar a prova e obter bons resultados.