Como evitar a dívida do cartão de crédito já que há muitas razões para usá-lo em vez de dinheiro. Na verdade, isso está se tornando uma prática cada vez mais comum.
Bem, esta opção oferece recompensas, descontos e cashbacks. Também participação em programas de fidelidade, entre outros benefícios.
Por isso, muitas vezes as compras com cartão de crédito podem levar ao endividamento, caso você não saiba administrar bem essa ferramenta de pagamento. Por isso, seguem dicas para você aproveitar seu uso sem criar dívidas.
Como evitar a dívida do cartão de crédito
É fundamental evitar a dívida do cartão de crédito devido aos juros exorbitantes que ela acarreta. Por isso, todo cuidado é necessário ao utilizá-lo.
Para isso, confira essas melhores dicas para se dar bem. Além disso, aproveite esse recurso com tranquilidade e sem contrair dívidas que o tiram o sono!
Faça um orçamento realista e cumpra-o!
Se você deseja evitar dívidas de cartão de crédito, fazer um orçamento e cumpri-lo é fundamental. Portanto, crie e use um orçamento que permita:
- Avalie e melhore seus hábitos de consumo. Além disso, veja se não está consumindo mais do que deveria, pois esse reflexo é bom de vez em quando;
- Determine o tamanho de um fundo de emergência que você precisa para que, quando o inesperado acontecer, não corra para o cartão de crédito;
- Calcule a renda para que você possa economizar.
- Gaste dentro de suas possibilidades.
Crie um fundo de emergência compatível com suas necessidades básicas
Um fundo de emergência é uma maneira de garantir que você possa usá-lo para pagar despesas não planejadas, mas necessárias. Além disso, uma forma de resolver algo que você não pode pagar no momento.
Idealmente, você acumulará seu fundo de emergência e nunca o usará. No entanto, se você se encontrar em uma situação inesperada em que o dinheiro está apertado, isso pode ajudá-lo a evitar dívidas de cartão de crédito.
Afinal, você pode usar seu fundo de emergência para cobrir despesas em questão de minutos. Enfim, uma das melhores estratégias para não correr o risco de se endividar em um cartão de crédito que possui altas taxas de juros.
Nunca pague uma parte ou parcela da fatura do cartão de crédito
Uma das formas de evitar o endividamento do cartão de crédito é pagando a fatura integralmente. Assim, você resolve esse valor dentro do mês a ser faturado e isso possibilita a eliminação de pagamentos futuros.
Portanto, tente o seu melhor para pagar o valor integralmente. Mas se não puder, pague pelo menos o valor mínimo. E evite parcelar para que os juros não sejam altos e você fique preso no próximo mês pagando ainda mais juros devidos nos dias de atraso.
Você aprendeu 3 maneiras eficazes de como evitar dívidas de cartão de crédito. E, certamente, se você aplicar todas elas, conseguirá administrar o pagamento das faturas de forma saudável, sem pagar juros exorbitantes.
Com isso, você utilizará esse recurso da melhor forma e sem problemas. E se esse conteúdo foi útil, comente. E se você tiver alguma experiência relacionada ao que leu, conte-nos.